B Bíblia.teo
Dias especiais
O que ler no

Quinta-feira Santa

1Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, 3Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, 4Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? 7Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. 8Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. 9Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. 10Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. 11Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. 12Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
JO 13:1-17
34Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
JO 13:34
1Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. 2Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. 3Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. 4Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR, livra a minha alma. 5Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. 6O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. 7Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. 8Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. 9Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. 10Cri, por isso falei. Estive muito aflito. 11Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. 12Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? 13Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. 14Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. 15Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. 16O SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. 17Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. 18Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, 19Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.
SL 116