As pessoas nos tempos da Bíblia não usavam quilos, metros nem litros para medir seu mundo. Eles tinham seus próprios pesos e medidas. Também usavam moedas diferentes para comprar e vender. Para facilitar a leitura, muitas traduções da Bíblia usam pesos e medidas modernos no lugar dos termos originais, mas ainda podem aparecer referências difíceis de entender. Se você quer ter uma ideia mais completa do significado dos pesos e medidas originais, veja estas explicações em baixo:
Medidas de distância
Na antiguidade, a referência principal para medir comprimento, altura e distância era o corpo humano. Como cada pessoa tem um corpo de tamanho diferente, essas medidas eram referências aproximadas, que todos entendiam. Não havia medidas exatas, como o metro. A unidade básica era o côvado, que era mais ou menos o comprimento do antebraço, do cotovelo à ponta dos dedos.
Distância | Equivalente a: |
---|---|
Caminhada de um sábado | 2000 côvados |
Milha | 8 estádios |
Estádio | 400 côvados ≈ 185m |
Cana | 6 côvados |
Braça | 4 côvados |
Passo | 2 côvados |
Côvado | distância do cotovelo à ponta dos dedos ≈ 45cm |
Palmo | meio côvado |
Palmo menor/4 dedos | 4 dedos |
Dedo | largura de um dedo |
Além dessas medidas mais ou menos regulares, havia também indicações de distância que eram muito subjetivas, que variavam de pessoa para pessoa e que não serviam como medidas de distância exatas, como:
- Tiro de pedra
- Tiro de arco
- Caminhada de um dia
Medidas de volume
As medidas de volume (ou capacidade) serviam principalmente para medir alimentos, como cereais e azeite. As pessoas usavam essas medidas para organizar o armazenamento dos alimentos e sua compra e venda. Nos tempos da Bíblia usavam-se medidas com nomes diferentes para sólidos e para líquidos. A unidade de referência para sólidos era a efa e as referências para líquidos eram o bato e o him.
Sólidos:
Volume | Equivalente a: |
---|---|
Hômer ou Cor | 10 efas |
Leteque | 5 efas |
Efa | ≈ 37 litros |
Seá | 1/3 efa |
Gômer | 1/10 efa |
Cabo | 1/18 efa |
Líquidos:
Volume | Equivalente a: |
---|---|
Coro | 10 batos |
Bato | 1 efa |
Him | 1/6 bato |
Cabo | 1/3 him |
Logue | 1/12 him |
Metreta | ≈ 40 litros |
Pesos
Medidas de peso eram usadas principalmente no comércio, para calcular o valor de objetos ou metais preciosos. Muito do comércio era feito à base da troca ou com pedaços de ouro ou prata. É por isso que a Bíblia condena o uso de balanças e pesos desonestos, porque era uma forma de burlar as pessoas. Para os judeus, a unidade básica de referência para pesos era o siclo, cujo peso foi variando ao longo do tempo. O quesita, mencionado no original de Gênesis 33:19, tinha um valor que atualmente não se conhece.
Peso | Equivalente a: |
---|---|
Talento | 60 minas ≈ 34 kg |
Mina | 50 siclos |
Siclo | ≈ entre 10 e 13 gramas |
Pim | 2/3 siclo |
Beca | 1/2 siclo |
Gera | 1/20 siclo |
Quesita | valor desconhecido |
Moedas
Com o tempo, as trocas comerciais se tornaram mais sofisticadas e os impérios começaram a usar moedas para controlar melhor suas economias. No Antigo Testamento, é apenas mencionado o dárico, a moeda do império persa. No Novo Testamento, o uso de moedas era mais comum e havia vários tipos de moedas em circulação, de vários povos diferentes. Os judeus ainda usavam o peso do siclo como unidade de referência mas também usavam moedas gregas e romanas.
Certos lugares apenas aceitavam certos tipos de moedas e moedas mais antigas poderiam ter um valor diferente de moedas novas. Com tantos tipos de moedas diferentes em circulação, o câmbio de moedas se tornou um negócio lucrativo. Os cambistas tinham a reputação de burlar seus clientes.
Moeda | Equivalente a: | País |
---|---|---|
Estáter/Tetradracma | 4 dracmas | grego |
Didracma | 2 dracmas | grego |
Siclo de prata | salário de 4 dias de trabalho braçal | judeu |
Dárico | salário de 2 dias de trabalho braçal | persa |
Dracma | salário de 1 dia de trabalho braçal | grego |
Denário | salário de 1 dia de trabalho braçal | romano |
Asse | 1/16 denário | romano |
Quadrante | 1/4 asse | romano |
Lepto | 1/2 quadrante | grego |
Antigo Testamento
Pesos e Medidas
Nome | Correspondente Bíblico | Proporção | Equivalente atual |
---|---|---|---|
Gera (Êx 30:13; RC, "óbolo") | 1/10 do beca ou 1/20 do siclo | 1/20 | 0,571 g |
Beca (Êx 38:26) | 10 geras ou 1/2 do siclo | 1/2 | 5,712 g |
Siclo (unidade básica; Gn 24:22) | 20 geras ou 2 becas | 1 | 11,424 g |
Mina* ou arrátel** (Ed 2:69) | 50 ciclos | 50 | 571,2 g |
Talento*** (2Sm 12:30) | 3000 siclos ou 60 minas | 3000 | 34,272 Kg |
Medidas lineares
Palmo menor | largura da mão | 7.5 centimetros | |
Palmo* | do polegar ao dedo mínimo | 22.5 centimetros | |
Côvado* | do cotovelo a ponta dos dedos | 45 centímetros | |
Cana | cerca de 3 metros |
*No livro de Ezequiel, o palmo é de 26 centímetros e o côvado é de 52 centímetros
Medidas de capacidade
Para secos
Efa | unidade básica | 37 litros | |
Gômer | 1/10 do efa | 3.7 litros | |
Seá | 1.3 do efa | 12.3 litros | |
Ômer | 10 efas | 370 litros |
Para liquídos
Logue | 1/12 do him | 0.5 litros | |
Him | 1/6 do bato | 6.2 litros | |
Bato | Igual ao efa | 37 litros | |
Coro | 10 batos | 370 litros |
Novo Testamento
Pesos e Moedas
Moeda (gr.lepton) | 1/8 asarion | |
Centavo
quadrante (gr.kodrantes) |
1/4 asarion | |
Ceitil, asse (gr.asarion) | 1/16 dinheirio | |
Dinheiro, denário | Em geral o salário de um trabalhador por um dia | quase 4 gramas de prata |
Dracma | quase igual ao dinheiro | 3.6 gramas de prata |
Didracmas |
2 dracmas | |
Estáter | 4 dracmas | |
Talento | 6.000 dracmas | 21.600 gramas de prata |
Arrátel, libra | 327.5 gramas |
Medidas de comprimento
Côvado | 45 centímetros | |
Braça | 4 côvados | 1.80 metros |
Estádio | 400 côvados | 1.480 metros |
Milha | cerca de 3 metros | |
Caminho de um sábado aproximadamente | 1.080 metros |
Medidas de capacidade
Alqueire (gr.modio) | 8.5 litros | |
Medida (gr.sato) | 13 litros | |
Medida (gr.bato) | 37 litros | |
Alquiere | 370 litros | |
Almude
|
40 litros |
Tempo
hora | O
dia
era contado desde o sair até o pôr-do-sol, e dividida-se em 12
horas (Jo 11:9). A duração de horas variava de acordo com as estações do ano. |
vigília | Cada uma das quatros partes em que dividia a noite. Sua duração variava com as estações do ano. |
Na Bíblia temos várias referências sobre pesos e medidas utilizados naquele tempo. Outras referências também trazem valores monetários, isto é, as moedas da antiguidade, que geralmente, em alguns casos e períodos, eram derivados das unidades de pesos.
Muitas pessoas, diante de alguns versículos bíblicos que descrevem pesos, medidas e moedas, possuem dúvidas de como interpretar tais referências. Neste texto, abordaremos os principais pesos e medidas presente nos relatos bíblicos.
Pesos bíblicos
- Gera (Êxodo 30:13): correspondia a 1/10 do Beca ou 1/20 do Siclo. A equivalência atual é de 0,571 g.
- Beca (Êxodo 38:26): correspondia a 10 Geras ou 1/2 do Siclo. A equivalência atual é de 5,712 g.
- Siclo (Gênesis 24:22 – unidade básica): correspondia a 20 Geras ou 2 Becas. A equivalência atual é de 11,424 g.
- Mina ou Arrátel (Esdras 2:69): correspondia a 50 Siclos. A equivalência atual é de 571,2 g. Vale saber que a Mina em Ezequiel 45:12 correspondia a 60 Siclos, e equivale atualmente a 685,44 g. Já o nome Arrátel, também é usado para a Libra Romana (João 12:3; 19:39) que equivale atualmente a 325 g.
- Talento (2 Samuel 12:30): correspondia a 3000 Siclos ou 60 Minas. A equivalência atual é de 34,272 kg. Em Apocalipse 16:21, o Talento equivalia a 40 kg.
Moedas bíblicas
Aqui precisamos fazer uma separação mais detalhada entre o Antigo e o Novo Testamento. Também escolhemos não tentar atribuir um valor monetário atual para as unidades monetárias consideradas, pelo fato de haver muita discordância entre os estudiosos, e uma grande discrepância de valores.
Moedas no Antigo Testamento
- O Siclo, a Mina e o Talento eram peças ou barras de metal (prata e ouro) usadas como meio de pagamento (2 Reis 18:41).
- Como moeda, aparece o Dárico, uma moeda de ouro que pesava 8,4 g (1 Crônicas 29:7; Esdras 2:69; 8:27; Neemias 7:70; em algumas versões o Dárico é chamado de “Dracma” – não confundir com a Dracma do Novo Testamento).
- A Peça de Dinheiro ou Quesita, tem valor ignorado ou indeterminado (Gênesis 33:19).
Moedas no Novo Testamento
- Lepto (Marcos 12:42 – ou “Pequenas Moedas“): era uma moeda de cobre ou de bronze, e correspondia a 1/2 do Quadrante ou a 1/128 do Denário.
- Quadrante (Marcos 12:42 – em algumas versões “Cinco Réis“): era uma moeda de cobre romana, e correspondia a 1/4 do Asse ou 1/64 do Denário.
- Asse (Mateus 10:29 – ou “Cetil“): era uma moeda romana de cobre, e correspondia a 1/16 Denário.
- Denário (Mateus 20:2 – unidade básica): era uma moeda romana de prata, e correspondia ao salário de um dia de trabalho. Em algumas traduções, o Denário aparece como “Dinheiro“
- Dracma (Lucas 15:8 – unidade básica): era uma moeda grega de prata com valor igual a 1 Denário.
- Didracma (Mateus 17:24 – aparece apenas em algumas versões): era uma moeda grega de prata, e equivalia a 2 Dracmas ou 2 Denários.
- Tetradracma (Mateus 26:15 – ou “Moedas de Prata“): era uma moeda grega de prata, e correspondia a 4 Dracmas ou 4 Denários.
- Estáter (Mateus 17:27): era uma moeda grega de prata, e correspondia a 2 Didracmas ou 4 Denários.
- Mina (Lucas 19:13): era uma moeda grega de ouro, e equivalia a 100 Denários.
- Talento (Mateus 25:15): era de prata ou ouro, e equivale a, pelo menos, 6.000 Denários.
Medidas bíblicas
Quanto às medidas, precisamos fazer uma separação entre as medidas de capacidade (classificando tais medidas para sólidos e líquidos), e as medidas de comprimento e área.
Medidas de Capacidade para Secos
- Cabo (2 Reis 6:25): correspondia a 1/18 do Efa ou 1/16 da Medida, e o equivalente atual é de 1 litro.
- Gômer (Êxodo 16:16): correspondia a 1/10 do Efa, e o equivalente atual é de 1,76 litros.
- Alqueire ou Seá (2 Reis 7:1), Chaliche (Isaías 40:12) e Medida (Gênesis 18:6 – em Apocalipse 6:6 a Medida, choinix, é igual a 1 litro): correspondia a 1/3 do Efa, e o equivalente atual é de 5,87 litros.
- Efa (Levítico 19:36 – unidade básica): 10 Gômeres ou 1/10 do Ômer, e o equivalente atual é de 17,62 litros.
- Leteque (Oseias 3:2 – em algumas versões “um Ômer e meio“): 5 Efas ou 1/2 do Ômer, e o equivalente atual é de 88,1 litros.
- Coro (Esdras 7:22) ou Ômer (Ezequiel 45:11): 10 Efas, e o equivalente atual é de 176,2 litros.
Medidas de Capacidade para Líquidos
- Sextário ou Logue (Levítico 14:10): correspondia a 1/12 do Him, e o equivalente atual é de 0,29 litros.
- Him (Levítico 19:36): correspondia a 1/6 do Bato, e o equivalente atual é de 3,47 litros.
- Bato (Isaías 5:10 – unidade básica) ou Cado (Lucas 16:6): correspondia a 1/10 Coro, e o equivalente atual é de 20,82 litros. Alguns consideram que a Metreta (João 2:6) como sendo igual ao Bato, porém é mais provável que a Metreta tivesse de 30 a 40 litros. Outros entendem também que o Bato tinha entre 30 e 34 litros.
- Coro (1 Reis 5:11): correspondia a 10 Batos, e o equivalente atual é de 208,2 litros.
Medidas de Comprimento
- Dedo (Jeremias 52:21): correspondia a 1/4 de Quatro Dedos, e o equivalente atual é de 1,8 cm.
- Quatro Dedos (Êxodo 37:12): correspondia a 1/3 do Palmo ou 1/6 do Côvado, e o equivalente atual é de 7,4cm. Essa unidade é a medida da palma da mão, na base dos quatros dedos.
- Palmo (Êxodo 28:16): correspondia a 1/2 Côvado, e o equivalente atual é de 22,2 cm. Essa medida é a distância entre a ponta dos dedos extremos com a mão espalmada.
- Côvado (Gênesis 6:15 – unidade básica): correspondia a 2 Palmos, e o equivalente atual é de 44,4 cm. Essa medida é a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. Em algumas referências bíblicas o Côvado possui outras medidas, como em Ezequiel 43:13, onde o Côvado equivale a 51,8 cm, pois se soma um Côvado mais Quatro Dedos. Em consequência, a Cana em Ezequiel 41:8 equivale a 3,11 m, pois é igual a 6 Côvados de Ezequiel.
- Braça (Atos 27:28): correspondia a 4 Côvados, e o equivalente atual é de 1,80 m.
Medidas de Distância
- Tiro de Pedra (Lucas 22:41): o equivalente atual é de 20 a 30 m.
- Tiro de Arco (Gênesis 21:16) o equivalente atual é de 100 a 150 m.
- Jornada de um Sábado (Atos 1:12): correspondia a 2.000 Côvados, e o equivalente atual é de 888 m.
- Jornada de um Dia (Gênesis 31:23): o equivalente atual é de 30 a 40 km.
- Estádio Romano (Lucas 24:13): o equivalente atual é de 185 m.
- Milha Romana (Mateus 5:41): correspondia a 8 Estádios, e o equivalente atual é de 1.479 m.
Medida de Área
- Jeira (1 Samuel 14:14): área que uma junta de bois podia arar em um dia, e equivale mais ou menos um quarteirão quadrado com 50 m de lado, o que representa 2.500 m².
Medida de Tempo
- Hora: 1/12 do dia e 1/12 da noite. Uma curiosidade é que a extensão da hora variava de acordo com a estação do ano, pelo fato de que as horas do dia eram contadas a partir do nascer do sol e as noites, a partir do pôr do sol (Mateus 20:3).
- Vigília: Os israelitas dividiam a noite em 3 vigílias, sendo cada vigília 4 horas (Juízes 7:19). Os romanos a dividiam em 4 vigílias, com 3 horas cada vigília (Mateus 14:25).
- Noite: 12 horas, contadas do pôr do sol até o seu nascer (Gênesis 7:4).
- Dia: 12 horas, contadas do nascer ao pôr do sol (Gênesis 7:4), ou, dependendo da referência, 24 horas, de um pôr do sol até outro (Êxodo 20:8-11).
- Semana: 7 dias, terminando com o sábado (Êxodo 20:10).
- Mês: 29:30 dias, iniciando com a lua nova (Números 28:14).
- Ano: 12 meses lunares, totalizando 354 dias (1 Crônicas 27:1-15). De 3 em 3 anos, acrescentava-se um mês (pela repetição do último mês) para tirar a diferença entre os 12 meses lunares e o ano solar. Saiba mais sobre como funcionava o Calendário Judaico .